Supercrescimento Bacteriano (SIBO)
- Josiane Fischer
- 26 de fev.
- 1 min de leitura

Se você sente estufamento, distensão abdominal e gases após qualquer refeição, você pode ter Supercrescimento Bacteriano (SIBO). Principalmente se estiver associado a diarréia e você tiver alguma condição predisponente como Cirurgia Bariátrica, Doença Celíaca, Síndrome do Intestino Irritável, Diabetes Melitos, dentre outras.
Mas o que é SIBO? SIBO acontece quando há um aumento no número de bactérias no Intestino Delgado que provoca sintomas de má digestão com qualquer tipo de alimento. Quando muito grave pode levar a deficiência nutricional com deficiência de vitaminas como a vitamina B12.
O diagnóstico é realizado por meio do Teste de Hidrogênio Expirado. Esse teste é realizado em clínicas de Gastroenterologia e após uma dieta no dia anterior ao exame, o paciente em jejum ingere um líquido que pode ser glicose ou lactulose e por cerca de 2 horas são realizadas aferições do nível de Hidrogênio presente na respiração. Se houver um aumento nesse nível, o teste é considerado positivo. Durante o teste também são observados os sintomas apresentados pelo paciente.
O tratamento é feito com o uso de antibióticos por 14 dias.
O SIBO tem uma tendência a ser reincidente, então uma dieta acompanhada por nutricionista é fundamental para evitar reincidências frequentes.
Yorumlar